Noticias

Copa Truck: Joni Ricardo Fernandes Duarte  explica como funciona essa categoria de automobilismo

Você já ouviu falar nessa categoria de automobilismo de caminhões? Como explica o empresário Joni Ricardo Fernandes Duarte, a Copa Truck faz parte do automobilismo brasilerio, sendo  composta por caminhões preparados para corrida — substituindo a Fórmula Truck que foi extinta em 2017. Sabendo da relevância dessa categoria que se tornou tradicional no país, fizemos esse artigo para você conhecer mais sobre a modalidade e como funcionam as corridas.

Como surgiu a Copa Truck

Como mencionado anteriormente, essa categoria surgiu necessariamente para substituir a Fórmula Truck, que foi extinta após as nove equipes abandonarem a categoria em decorrência da insatisfação da gestão, que na época era feita por Neusa Navarro Félix. Nesse contexto, as equipes se uniram e deram início a Copa Truck — agregando as equipes e os pilotos da categoria anterior. 

Tendo seu lançamento oficial no ano de 2017 em São Paulo, a Copa Truck reúne os melhores pilotos de caminhão do Brasil, sendo um campeonato dividido regionalmente: Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste. Como considera Joni Ricardo Fernandes Duarte, na temporada de 2021 a categoria contou com 26 dos melhores pilotos, além de que foi disputada em cinco estados (São Paulo, Goiás, Paraná, Rio Grande do Sul e Minas Gerais).

Como funciona a Copa Struck

Caso você não saiba, a Copa Struck é dividida em duas classes, sendo elas: a divisão principal e a chamada “Super Truck” em que competem os novatos da categoria ou os que recém-estrearem. Nessa classe, a pontuação e os pódios serão próprios, mas os pilotos darão largada juntos com os que se encontram na divisão principal. Vale pontuar, que os competidores são monitorados durante todo o percurso, podendo sofrer punições. 

Após os anos, a Copa Struck foi sofrendo atualizações e melhorias, permitindo que as competições se tornassem mais seguras e emocionantes para o público. Como explica o empresário Joni Ricardo Fernandes Duarte, para proporcionar menores impactos ambientais, a categoria optou por instalar sensores em todos os escapamentos dos caminhões, para reduzir assim a emissão de fumaça.

Outro fator de mudança, foi a redução de 100 cv nos motores dos trucks, para que pudessem ter uma maior durabilidade na pista. Vale mencionar também que todos os outros critérios tradicionais se mantiveram para as temporadas modernas, inclusive os radares de velocidade, que em alguns pontos permitem velocidade máxima de até 160,9 km/h. Caso o piloto sofra infração estará sujeito a penalidade, tanto durante a corrida quanto durante a classificação.

Agora que conheceu mais sobre a Copa Truck, compreende sua relevância para o automobilismo nacional? O empresário Joni Ricardo Fernandes Duarte ressalta que a próxima temporada da Copa Struck 2022 ocorrerá no Autódromo de Interlagos (SP), no dia 21 de agosto. Não perca a chance de ver de perto essa competição emocionante, com os melhores pilotos de caminhão do país!

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo