Você já ouviu falar em mobilidade urbana? Ou, ainda, em sua importância? Se a resposta for não, este artigo é para você! No Shopping Internacional de Guarulhos, um dos maiores do estado de São Paulo, uma problemática para a mobilidade dos arredores tem sido gerada, o que nos leva às questões mencionadas acima. Sendo assim, se deseja entender as respostas, confira este artigo até o final!
Mobilidade urbana: o que é e sua importância
Antes de tudo, é necessário entender que o termo “mobilidade urbana” corresponde à facilidade de se mover no trânsito. Isso quer dizer que quanto mais soluções para facilitar a ida e vinda de transportes e pedestres, melhor e mais seguro é para uma cidade e para a circulação nas vias públicas.
Sua importância, portanto, acaba sendo bastante óbvia: ela existe para que o trânsito seja otimizado, o engarrafamento evitado e, por consequência, perigos afastados. Isto é, ela é necessária para que haja fluidez nas vias, assim como para que possíveis assaltos e outros crimes, devido a alta quantidade de carros parados, por exemplo, não aconteçam. Sendo assim, nos arredores do Shopping Internacional de Guarulhos, a boa mobilidade urbana, portanto, não seria desnecessária.
Mas em que o Shopping Internacional de Guarulhos está afetando a mobilidade urbana?
Localizado na Rua Engenheiro Camilo Olivetti, Vila Itapegica, em Guarulhos, o Shopping Internacional de Guarulhos é uma grande referência na cidade e no estado, graças à quantidade de lojas, ao supermercado, cinema, restaurantes e outros espaços para entretenimento e afins. No entanto, a reclamação de seus consumidores é algo que tem aumentado nos últimos tempos, e o motivo relaciona-se, justamente, à mobilidade.
Isso porque, o Shopping Internacional de Guarulhos fechou parte de seu estacionamento, que outrora já era desproporcional à quantidade de lojas e frequentadores diários. Como mencionado, por se tratar de um excelente ponto de entretenimento e compras, sempre recebeu muitas pessoas, no entanto, devido ao fechamento do estacionamento que ficou ainda mais desproporcional ao seu tamanho, incômodos e revoltas não se restringiram apenas a seus consumidores, mas também para a população no entorno.
Afinal, a região passou a ser fortemente prejudicada pela falta de vagas no estacionamento, uma vez que os arredores receberam um grande volume de veículos estacionados, dificultando, assim, a mobilidade nas vias. Mais do que isso, o índice de assalto também cresceu por conta disso, o que afeta não somente quem estaciona o carro fora do shopping, como também os moradores da região.
Dessa forma, o trânsito desencadeado na região do Shopping Internacional de Guarulhos é, indiscutivelmente, notório, de modo que a Associação de Bairros levanta queixas com muita razão. Por esse motivo, a fim de manter a mobilidade urbana fluída e não contribuir mais com os transtornos causados, é indispensável que a gestão do estabelecimento tome medidas, visando o bem de todos!