A educação financeira para mulheres é um tema que precisa ter a devida atenção na sociedade. Segundo a economista e empresária Cláudia Angélica Martinez, cada dia mais as mulheres estão ocupando cargos de gerência que precisam de um suporte financeiro. Além disso, as lições podem ser usadas na vida pessoal, de forma que a mulher consiga gerenciar seus próprios ganhos e gastos.
Abaixo, confira mais sobre educação financeira para mulheres:
Qual a importância da educação financeira para mulheres?
Há pouco tempo as mulheres conseguiram conquistar o direito ao voto e a sua liberdade financeira. Assim, com essa nova fase de independência e empoderamento, é necessário aprender qual a melhor forma de investir, como guardar e com o que gastar o seu dinheiro.
Para Cláudia Angélica Martinez, por essa questão falar sobre educação financeira para mulheres, tem sido de extrema importância no meio comercial. Afinal de contas, garantir que todas tenham acesso a informações de qualidade é um compromisso social.
Entretanto, há também a importância de que esse assunto seja pauta de busca entre as mulheres de todo o mundo. Segundo a economista Cláudia Angélica Martinez, incentivar o interesse de garotas sobre o assunto é uma ótima tática de fazer com que a educação financeira para mulheres continue crescendo.
Como começar a me educar financeiramente?
Se você é uma mulher que entendeu a importância da educação financeira e está começando a se interessar pelo assunto, saiba que existem formas de começar a educação financeira de forma simples. Abaixo, leia quais são elas:
- Analise seus gastos
Antes de fazer qualquer curso destinado à educação financeira para mulheres, a leitora precisa saber quais os seus gastos. Mapear suas despesas é a forma de identificar quais são seus gastos essenciais e quais podem ser deixados de lado. Conforme conta Cláudia Angélica Martinez, essa análise pode ser feita manualmente ou por aplicativos especializados.
- Não esqueça de poupar dinheiro
A segunda dica para quem está engatinhando na educação financeira para mulheres é a de se preocupar em guardar. Comprar um batom ou uma blusa, por exemplo, é quase irresistível, mas quem busca uma vida financeira equilibrada precisa se preocupar em economizar. Além disso, busque sempre por descontos, cupons e lugares que te ofereçam pagar menos se o pagamento for à vista.
Qual a melhor lição financeira?
Para a economista Claúdia Angélica Martinez, a melhor lição para mulheres que procuram uma vida financeira confortável é nunca deixar de buscar conhecimento. Afinal de contas, é através do saber que qualquer império é construído. Apesar de todos os avanços, as mulheres ainda precisam se impor para combater a desvantagem e o conhecimento é uma ótima arma contra qualquer machismo.