Ainda que muitos não saibam, há uma grande diferença quando se trata de responsabilidade social e filantropia. Para os empresários Wemerson Paneguini e Ana Lúcia Lopes Paneguini, aderir a qualquer uma dessas práticas é uma forma de contribuição e organização necessária com as pessoas que estão em um mesmo ambiente.
Ainda assim, ambas as ações não são tão conhecidas e praticadas no nosso país. Foi por esse motivo que nós pensamos em explicar para você a diferença entre essas práticas, quais as vantagens, e o porquê você deve colocá-las em ação o quanto antes. Se você está interessado em saber mais, confira este artigo!
Em que consiste a filantropia
Em primeiro lugar, conforme explica a empresária Ana Lúcia Lopes Paneguini, a filantropia nada mais é do que uma forma de contribuição com as pessoas através de entidades filantrópicas. Essa ação é feita com base em doações de dinheiro para ONGs, e é a partir delas que a distribuição e compra de materiais e alimentos, visando em uma colaboração em grande escala, é feita.
Como definir a responsabilidade social
Já a responsabilidade social pode ser definida como práticas adotadas pelos cidadãos e pelas empresas que desejam viver em uma sociedade mais justa. Essa ação contribui com o desenvolvimento social e faz com que cada um considere agir de acordo com as suas obrigações éticas, sem interferir, nem prejudicar qualquer outra pessoa, mas muito pelo contrário.
Principais vantagens ao aderir às práticas
Dentre as vantagens que uma sociedade recebe ao aderir a essas práticas, a principal pode ser definida como uma maior colaboração entre as pessoas, em prol de um bem maior. Inclusive, com essas práticas, o contribuinte torna uma sociedade ainda mais justa e melhor para todos. Conforme comenta o filantropo Wemerson Paneguini, é como aquele velho ditado: faça o bem sem olhar a quem. Concorda?
Como isso pode ser feito no Brasil
Depois dessa gama de informação, você deve estar se perguntando em como isso pode ser feito aqui no nosso país, então vamos lá: uma boa forma de começar a praticar a filantropia, por exemplo, é fazendo parte de uma instituição de apoio e fazendo boas doações. Já no quesito de responsabilidade social, você pode entender mais sobre as necessidades das pessoas com quem você convive ou trabalha, incentivar ações para engajamento social, entre outros.
Em resumo, você consegue contribuir da melhor maneira através de ótimas ações sociais. Independente da escolhida, conforme comentam os filantropos e empresários Wemerson Paneguini e Ana Lúcia Lopes Paneguini, faça da melhor forma possível, pois são com pequenas práticas adotadas por cada um que conseguimos transformar a vida de muitas pessoas.