Aprender a ter controle sobre as próprias finanças é uma importante demanda para a vida, e o CEO e fundador da Rheinheimer Group Holding e Franquias, Rudi Ernesto Rheinheimer Júnior, reafirma esta importância, principalmente para aqueles que desejam tornar-se empreendedores bem-sucedidos. Dessa forma, é interessante conhecer as vantagens de uma educação financeira desde cedo, conhecimentos valiosos que serão levados para a vida.
Entender como gerir o próprio dinheiro é um dos primeiros passos para uma qualidade de vida confortável, inclusive no início da vida profissional. Muitos entram para o mercado de trabalho desconhecendo dicas de economia e investimento, e por isso caem em dificuldades e até mesmo prejuízos que podem ser evitados com conhecimentos em finanças. Quer entender sobre o assunto? Acompanhe o artigo.
Principais vantagens da educação financeira para os jovens
O entendimento das próprias finanças tem como principal objetivo o controle do próprio dinheiro, de forma que ele seja cuidado com sabedoria e gere rendimentos. Normalmente, ao chegar à vida adulta e às primeiras experiências profissionais, as pessoas percebem a necessidade de conhecer e aprofundar sobre o assunto. No entanto, muitos têm acesso ao dinheiro desde a juventude – seja através de mesadas familiares, projetos escolares de iniciação profissional e até mesmo empreendimentos precoces. Dessa forma, Rudi Ernesto Rheinheimer Júnior reitera ser interessante considerar que ensinamentos voltados para o público mais jovem torna-se um processo essencial para uma vida bem-sucedida. A seguir, acompanhe algumas das principais vantagens da educação financeira para os jovens:
• Garantia de disciplina financeira
Aprender a ter disciplina em diversas áreas é essencial para uma vida saudável. Ao considerar a juventude, é muito comum se levar em conta algumas atitudes impulsivas. Por isso mesmo, aprender o controle sobre as próprias finanças desde cedo leva ao entendimento de que a disciplina não apenas é essencial como gera bons frutos. Entender os limites dos gastos e principalmente como o dinheiro pode ser bem aproveitado é garantia de uma vida adulta de qualidade, inclusive nas áreas profissionais.
• Melhor qualidade de vida
Como dito anteriormente, a qualidade de vida é uma das principais vantagens de saber gerir o próprio dinheiro. Ter conhecimento sobre os recebimentos e sobre os gastos permite um melhor planejamento, levando à noções de como economizar e, dessa forma, uma vida de conforto e qualidade, sem prejuízos que afetam o bolso e por isso melhores condições de saúde, educação, lazer, entre outros. E o quanto antes ter acesso à melhor qualidade de vida, melhor.
• Autoconhecimento e conhecimento social
Conhecer o próprio dinheiro é também conhecer a si próprio, uma vez que ele é parte essencial da vida prática. Ensinar a gestão financeira aos jovens é entregá-los a possibilidade de aprenderem sobre si mesmos e sobre o funcionamento do mundo ao redor, bem como a importância da responsabilidade. Desta maneira, no futuro estarão inclusive bem preparados para uma vida profissional saudável em equipe.
• Noções e perspectivas de empreendimento
Ao saber gerir as próprias finanças e passar a ter noções de suas vantagens, vários novos mundos podem se abrir, inclusive o mundo do empreendimento. Conforme comenta Rudi Ernesto Rheinheimer Júnior, tendo sido ele próprio um empreendedor desde a infância, os conhecimentos de gestão financeira estão ligados às noções empreendedoras, uma vez que entender como o dinheiro funciona permite entender também as criatividades de seu uso e investimento, abrindo também as portas do empreendedorismo. Aos jovens isso é muito benéfico, pois incrementa a criatividade, auxilia no desenvolvimento da autonomia, do conhecimento de mercado, além de induzir ao espírito de liderança.
As vantagens de se ensinar os jovens a gerenciar a vida financeira de forma consciente e responsável são amplas e acarretam consequências positivas, afirma Rudi Ernesto Rheinheimer Júnior, que explica a importância de pensar e cuidar daqueles que são o futuro, além de tornar possível o desenvolvimento de novos empreendedores ativos e impulsionadores no mercado.