Uma audiência pública na Câmara Municipal do Recife vai discutir o projeto de PPP proposto pelo prefeito João Campos (PSB) que visa repassar para a iniciativa privada 41 Unidades de Saúde da Família. A discussão acontecerá na próxima segunda-feira (19), às 15h, no plenarinho da Casa José Mariano.
A audiência foi requerida em dezembro pelo vereador Tadeu Alencar (Podemos), vice-presidente da Comissão de Saúde da Câmara.
No requerimento, o parlamentar critica a investidura de João Campos nesse modelo de gestão, citando que o prefeito já concedeu serviços públicos à iniciativa privada nos setores de educação, habitação e esportes.
Ele diz que diversos setores da sociedade civil se inquietaram com o anúncio da PPP das USF, planejada por João ainda em 2022, como mostrou o Blog de Jamildo.
O vereador diz que foi procurado pela Associação dos Profissionais de Educação Física e pelo Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), entidades que, segundo ele, se mostraram preocupadas com a privatização dos serviços.
“A despeito da promessa de maior eficiência na prestação dos serviços de natureza pública, a experiência mostra que, muitas vezes, a concessão de serviços públicos – seja por PPP ou concessão comum – pode ocasionar precarização do serviço concedido – com prejuízo aos usuários e aos prestadores – bem como a má utilização dos recursos públicos empreendidos”, diz Calheiros no texto.